Gunnar Correa Logo

Easy URL Shortener

Easy URL Shortener é um sistema feito em PHP para encurtar e monitorar URLs.

Posted in: 2019-08-20 14:47:38 | Author: Gunnar Correa


Após a descontinuação do Google URL Shortener fiquei um pouco preocupado em usar outros serviços, como bit.ly, afinal, esses serviços podem ter o mesmo destino que o da Google.

Muitos sites de grandes empresas possuem o seu próprio sistema, assim não dependem de nenhuma interferência externa e com garantia de funcionalidade e escalabilidade. Resolvi criar um sistema parecido e apelidá-lo de Easy URL Shortner (EUS), com uma funcionalidade bem simples e sem a necessidade de grandes configurações e banco de dados.

O EUS é um sistema “plug and play”, basta descompactá-lo no servidor e pronto, já está funcionando, mas é necessário configurar um arquivo para alterar as credencias de acesso e a URL que será gerada.

Todo o sistema foi programado em PHP com persistência em arquivos de texto, armazenando uma classe de URL serializada. Para cada URL é gerado um novo arquivo com um nome aleatório, esse nome é o sufixo da nova URL, assim, não podendo existir arquivos duplicados, até por que faria uma sobrescrita.

Antes de criar uma URL, o sistema faz uma verificação se o nome gerado é igual a qualquer outro já criado, se sim, então ele entra em um While e só sai quando o nome é diferente e válido. No arquivo de configurações é possível definir o tamanho da nova URL.

Sempre que houver um acesso através dessa nova URL, o sistema vai verificar e carregar o link que deve ser redirecionado e fazer uma contagem de acessos, que pode ser visualizada no painel adm.

Youtube

Por se tratar de um sistema muito simples e de rápido desenvolvimento, resolvi gravar uma série para o Youtube, totalizando 14 aulas.

GitHub

Todo o projeto está disponível e documentado no Github, escolhi essa plataforma para compartilhar os arquivos, pois é muito utilizada por vários desenvolvedores e é por lá que alguém pode encontrar o projeto para fazer melhorias ou estudar o core da aplicação. https://github.com/satellasoft


Easy URL Shortener

Sistema para encurtar e monitorar URLs